Esta fotografia do telescópio espacial Hubble, da NASA foi tirada na segunda missão de manutenção, em 1997.
Desde o alvorecer da humanidade para apenas 400 anos, tudo o que sabíamos sobre o nosso universo surgiu através de observações a olho nu. Então Galileu virou o seu telescópio para os céus em 1610. Todo o mundo estava em um despertar.
Saturno, tinha anéis. Júpiter tinha luas. Essa mancha nebulosa em todo o centro do céu chamado a Via Láctea não era uma nuvem, mas uma coleção de incontáveis estrelas. Dentro de poucos anos, a nossa noção do mundo natural seria mudado para sempre. A revolução científica e social rapidamente se seguiu.
Nos séculos que se seguiram, os telescópios cresceram em tamanho e complexidade e, claro, poder. Eles foram colocados longe das luzes das cidades e muito acima da névoa da atmosfera. Edwin Hubble, de quem o telescópio Hubble ganhou o nome, usou o maior telescópio de sua época na década de 1920, no observatório Wilson perto de Pasadena, na Califórnia, para descobrir galáxias além da nossa.
Hubble, é o primeiro grande telescópio óptico a ser colocado no espaço. Acima da distorção da atmosfera, muito, muito acima das nuvens de chuva e poluição luminosa, o Hubble tem uma visão desobstruída do universo. Os cientistas usaram o Hubble para observar as estrelas e galáxias mais distantes, bem como os planetas em nosso sistema solar.
O lançamento e colocação do Hubble em abril de 1990, marcou o avanço mais significativo na astronomia desde o telescópio de Galileu. A nossa visão do universo e nosso lugar dentro dele nunca mais foi a mesma.
Galeria de fotos: Principais fotos do Hubble
<---Vote em nossa emquete
<---Curtiu nosso Site? Clique em Gosto